Árbitro da Central do Apito manda a real se foi pênalti no Pedro Raul
No último domingo (14), o Vasco enfrentou a equipe de Santos no estádio São Januário, pela primeira divisão do Campeonato Brasileiro. O jogo terminou com a vitória do Santos por 4 a 3. Entretanto, uma polêmica envolveu a partida: um pênalti não marcado em Pedro Raul, jogador do Vasco.
A ação ganhou destaque e gerou debates principalmente após o ex-árbitro Paulo César de Oliveira afirmar que deveria ter sido marcado a penalidade.
No segundo tempo da partida, já nos acréscimos, o atacante vascaíno Pedro Raul foi derrubado na área por Rodrigo Fernández, zagueiro do Santos. O árbitro principal, porém, decidiu seguir o jogo e não marcou o pênalti.
A decisão gerou indignação por parte dos jogadores e torcedores do Vasco, que acreditavam ter sido prejudicados pela arbitragem.
Opinião de Paulo César de Oliveira
O ex-árbitro e comentarista de arbitragem da TV Globo, Paulo César de Oliveira, analisou o lance durante a transmissão do jogo e, posteriormente, em sua conta no Twitter. De acordo com Oliveira, houve falta de Rodrigo Fernández em Pedro Raul e, portanto, o pênalti deveria ter sido marcado. O ex-árbitro fez questão de destacar que a penalidade poderia ter mudado o resultado do jogo, já que o placar estava apertado e a marcação do pênalti daria a chance do Vasco empatar a partida.
Repercussão nas redes sociais
Nas redes sociais, o assunto ganhou destaque, com muitos torcedores e espectadores concordando com a opinião do ex-árbitro. Alguns internautas, entretanto, contestaram a sua avaliação, argumentando que não houve falta no lance e que a não marcação do pênalti foi acertada. A polêmica gerou debates acalorados, com a hashtag #penaltipedroraul chegando a figurar entre os tópicos mais comentados do Twitter.
Retrospecto de erros e acertos da arbitragem
Até o fim do ano de 2023, a arbitragem brasileira tem enfrentado críticas em relação às suas decisões, tanto nas partidas do Campeonato Brasileiro quanto nas competições internacionais. O futebol é um esporte repleto de lances polêmicos e, mesmo com a ajuda do VAR (Árbitro Assistente de Vídeo), muitas decisões são contestadas e geram debate. O lance envolvendo Pedro Raul certamente entrará para a lista de momentos polêmicos na história do Campeonato Brasileiro. Apenas o tempo dirá se, no futuro, a arbitragem conseguirá melhorar e diminuir as controvérsias relacionadas às suas decisões.