O primeiro confronto entre Vasco da Gama e Fluminense
No dia 11 de março de 1923, Vasco da Gama e Fluminense se enfrentaram pela primeira vez, dando origem para um dos maiores clássicos do futebol carioca, o “Clássico dos Gigantes”. Este nome que veio surgir apenas em 2006, após uma votação realizada com os torcedores de ambos os clubes pelo jornal Lance!.
O primeiro confronto entre as duas equipes foi realizado no Campo da Rua Figueira de Melo. O amistoso tinha cunho preparatório para o Campeonato Carioca, que estava prestes a começar. O time cruzmaltino treinado pelo uruguaio Ramón Platero não teve um bom início, e viu o tricolor carioca abrir dois gols de vantagem no placar.
Ainda no primeiro tempo, os Camisas Negras diminuiram com Negrito, aos 35 minutos. O segundo tempo foi de domínio total do Gigante da Colina. Aos 15 minutos, Tetterolli deixou tudo igual e sete minutos depois Negrito virou o jogo e deu a vitória aos vascaínos.
Os dois times voltariam a se enfrentar novamente no Campeonato Carioca de 1923, o qual o cruzmaltino se sagrou campeão. O primeiro Clássico dos Gigantes no São Januário foi realizado em 3 de julho de 1927, e teve como resultado final o empate por 2 a 2, em uma partida também válida pelo Campeonato Carioca.
No geral, Vasco e Fluminense já se enfrentaram 376 vezes na história. São 148 vitórias para o Vasco, 121 vitórias para o Fluminense e 107 empates. O Gigante da Colina marcou 552 gols e o tricolor carioca 510 gols. A maior goleada do Clássico é do Vasco, com um placar de 6 a 0 em partida realizada no dia 9 de novembro de 1930.