Vasco fez jogo histórico e cheio de gols contra o Vitória no mata-mata do Brasileirão
O Vasco da Gama não foi o campeão do Brasileirão de 1999, mas naquele ano, o cruzmaltino tinha um timaço e fez bonito na competição nacional. Na fase de mata-mata, pelas quartas de final, o Gigante da Colina fez um jogo histórico e recheado de gols contra o Vitória.
Na época, o mata-mata era decidido em uma disputada “melhor de três”, e o Vasco faria dois jogos no São Januário. E o primeiro jogo, no Barradão, foi um verdadeiro espetáculo. Com apenas dez minutos de jogo, o Gigante da Colina vencia por 2 a 0, com dois gols de Viola.
A virada do time da Bahia veio rapidamente. Artur, Fernando e Tuta marcaram gols ainda no primeiro tempo e reverteram o placar. No entanto, nos minutos finais da primeira etapa, Donizete deixou tudo igual na disputa.
Na segunda etapa, o Vitória voltou a ficar na frente novamente, com outro gol de Fernando. Donizete marcou seu segundo gol no jogo e voltou a deixar o placar empatado em 4 a 4. Até que aos 21 minutos, um pênalti foi marcado para o Leão. Fernando bateu e converteu, marcando seu terceiro na partida e dando a vitória para o Vitória por 5 a 4.
O Vasco ainda teve um pênalti a seu favor na reta final da partida. Juninho Pernambucano teve a oportunidade de conquistar um resultado espetacular para o cruzmaltino, mas desperdiçou. Fábio Costa defendeu a cobrança e fez o Barradão explodir de alegria.
“Muitos jovens me falam hoje que passaram a torcer pelo Vitória depois deste jogo inesquecível. O jogo, por si só, conta a adrenalina que jogadores e torcedores passaram naquele dia. Lembro que, mesmo ainda tendo mais dois jogos, comemoramos aquela vitória como a classificação para as semifinais”, lembrou Fernando, autor de três gols no confronto.
As duas partidas seguintes foram empates, por 2 a 2 e 1 a 1, o que deu a classificação para o Vitória para as semifinais. O time baiano foi eliminado para o Atlético Mineiro, com o Corinthians se sagrando campeão da competição.