Luto: Faleceu treinador que fez história pelo Vasco da Gama
Ex-treinador do Vasco e campeão brasileiro pelo cruzmaltino em 1989 falece aos 85 anos, nesta terça-feira (16/5). Nelsinho Rosa comandou uma equipe que possuía diversos craques como Bebeto, Mazinho, Acácio, Bismarck e Sorato.
Nelsinho também atuou dentro de campo. Foi jogador do Madureira e do Flamengo, onde foi bi-campeão carioca pelo rival. O ex-técnico cruzmaltino já estava internado no hospital Badin, na Barra da Tijuca, há mais de sete meses. Nos últimos dias teve seu quadro piorado devido a problemas causados por uma infecção hospitalar.
Sua filha, Rosane, conta que durante as últimas semanas estava lúcido até piorar, quando foi sedado. Recentemente, ele recebeu a visita dos ex-jogadores Adílio e Willian, que foi campeão brasileiro com Nelsinho pelo Vasco.
Nelsinho participou de Copa do Mundo em 1990
Nelsinho Rosa ainda teve a oportunidade de agregar em seu currículo uma Copa do Mundo. Em 1990, à serviço da Seleção Brasileira, foi auxiliar técnico de Sebastião Lazaroni. No ano passado, participou de um documentário que contou sobre a comemoração dos 30 anos da estreia de Edmundo com a camisa do Vasco.
De temperamento sereno e voz mansa, Nelsinho era o treinador escolhido pela Parmalat para assumir o timaço do Palmeiras que terminaria bicampeão paulista e brasileiro em 1993 e 1994. Mas por questões de saúde – na ocasião, aos 56 anos, ele fez cirurgia de ponte de safena -, declinou do convite. O período mais vitorioso de Nelsinho como jogador foi com a camisa do Flamengo, entre 1962 e 1968, conquistando dois Cariocas (63 e 65), quando marcou 18 gols.