Vasco enfrentou o Corinthians em decisão na Libertadores de 2012
A campanha na Libertadores de 2012 foi um dos últimos bons momentos do Vasco antes do clube entrar em uma grande crise administrativa e financeira. Após uma boa performance na fase inicial, em um grupo relativamente difícil com Libertad (Paraguai), Allianza Lima (Peru) e Nacional (Uruguai), o Gigante da Colina eliminou um forte Lanús nas oitavas de final.
No entanto, o cruzmaltino pegou uma verdadeira pedreira nas quartas de final: o Corinthians. O primeiro jogo foi realizado em São Januário. No primeiro tempo, muito equilíbrio entre os dois times, com o time paulista apostando nas bolas paradas e o cruzmaltino na velocidade em contra-ataque.
Aos 25 do segundo tempo, após cobrança de escanteio, Diego Souza tocou de cabeça para Alecsandro, que em posição de impedimento, cabeceia para o gol. A bola estufou o fundo das redes do goleiro Cássio, mas o tento vascaíno foi anulado por impedimento. O jogo na Colina terminou em 0 a 0, deixando a decisão para ser resolvida no Pacaembu.
E a partida de volta pode ser considerada uma das mais épicas da história recente da Copa Libertadores. Foi um duelo tenso do início ao fim. Ambas as equipes se equiparavam em qualidade – o Gigante da Colina liderado por nomes como Diego Souza, Juninho e Éder Luis, e o alvinegro com nomes como Emerson Sheik, Paulinho e Cássio.
O momento mais marcante deste jogo foi o gol perdido de Diego Souza. O atacante teve a chance de abrir o placar aos 17 minutos do segundo tempo após ganhar uma disputa no meio de campo e ficar sozinho, de frente com Cássio. Diego tentou colocar pelo lado, mas Cássio fez o que foi provavelmente a maior defesa da história do clube paulista.
Já na reta final da partida, Paulinho marcou de cabeça após cobrança de escanteio e colocou o time paulista nas semifinais da competição. Mais tarde, o Corinthians conquistaria seu primeiro título da Libertadores, contra o Boca Juniors.