E o Marcelinho Carioca no Vasco, como foi?
Marcelinho Carioca é um dos maiores ídolos da história do Corinthians, além de ter tido uma boa passagem pelo Flamengo, clube que o revelou. No entanto, o “Pé de Anjo” também teve uma breve, mas marcante passagem pelo Vasco da Gama. O meia atuou no clube em 2003, logo depois de jogar no Gamba Osaka, do Japão.
No cruzmaltino, Marcelinho formou uma bela dupla no meio-campo com o sérvio Petkovic. Ele teve um bom início no Gigante da Colina, conquistando a Taça Guanabara e conquistando o título do Campeonato Carioca ao vencer o Fluminense na final.
No Campeonato Brasileiro de 2003, Marcelinho teve excelentes atuações, o que lhe rendeu a Bola de Prata da Revista Placar como um dos melhores meias da competição. No entanto, o cruzmaltino não estava em boa fase – o futebol da equipe foi prejudicado pelos salários atrasados, e o time acabou terminando na 17ª colocação da competição.
Por conta dos salários atrasados, Marcelinho deixou o clube antes mesmo do fim do Campeonato Brasileiro daquele ano. Ele foi emprestado para o Al Nassr, do futebol árabe. Em 2004, ele voltou para o Vasco, mas desta vez teve seu futebol atrapalhado por inúmeras lesões. No fim do ano, o meia deixou o cruzmaltino em definitivo, rumo ao Ajaccio, da França.
Marcelinho Carioca realizou 41 partidas com a camisa do Gigante da Colina, marcando 18 gols. Seus únicos títulos pelo cruzmaltino foram a Taça Guanabara e o Campeonato Carioca em 2003. Ele se aposentou em 2009, depois de passar por Brasiliense, Corinthians e Santo André.