A passagem do inventor da bicicleta pelo Vasco da Gama
Leônidas da Silva foi um dos maiores atacantes da história do futebol brasileiro, além de ser um dos primeiros “gênios” que este esporte já viu. O inventor do chute de bicicleta é um dos grandes ídolos da história do São Paulo, mas também teve uma breve e marcante passagem pelo Vasco da Gama.
Leônidas chegou em São Januário no dia 20 de janeiro de 1934, já acumulando passagem por equipes como Bonsucesso, São Cristóvão e Peñarol. Sua estreia pelo Gigante da Colina aconteceu em um amistoso com o Palmeiras no estádio São Januário.
Na ocasião, o cruzmaltino venceu o alviverde pelo placar de 3 a 0, e Leônidas não conseguiu marcar nenhum gol enquanto esteve em campo. O primeiro tento marcado pelo Diamante Negro aconteceu apenas no dia 13 de abril daquele ano, na vitória contra o Bonsucesso por 2 a 0.
Leônidas se despediu do Vasco após apenas três meses de sua chegada, no dia 22 de abril. Ele deixou o clube como campeão do Campeonato Carioca de 1934, realizando apenas 29 partidas com o time. No entanto, sua contribuição com gols foi muito boa: 27 tentos marcados.
Depois do Vasco, o Diamante Negro atuou por SC Brasil, Botafogo, Flamengo e encerrou a sua carreira como jogador de futebol profissional no São Paulo em 1950. Depois de sua aposentadoria, Leônidas atuou como treinador do Tricolor Paulista entre 1950 e 1955.
Anos depois de pendurar as chuteiras, Leônidas passou por problemas graves de saúde e acabou sendo internado na Clínica São Camilo, onde teve de passar seus últimos anos de vida. Foi então que no dia 24 de janeiro de 2004, Diamante Negro veio a falecer aos 90 anos de idade.