Novidade: Vasco da Gama contrata ex-técnico do Botafogo
Com a chegada do anúncio de volta às quadras, Vasco inicia seu planejamento e já tem técnico novo para apresentar. Trata-se de Léo Figueiró, que já treinou equipes de basquete renomadas no Brasil como o Corinthians, o Bauru, o rival Botafogo, além de comandar a Seleção Brasileira.
No meio do ano passado, Figueiró chegou a ser o único técnico negro na liga brasileira de basquete, o Novo Basquete Brasil (NBB). Na época, treinando o Corinthians, Figueiró comentou sobre a honra e o orgulho de representar a população negra que tanto sonha e almeja chegar à postos altos dentro do esporte que ainda merece muito reconhecimento no país.
Me sinto privilegiado por chegar onde cheguei sendo uma pessoa negra. Ao mesmo tempo, olho para os lados e vejo que só tem eu. Eu sou o único técnico negro do NBB. Isso tem que criar um questionamento. Se existe preconceito ou não, temos que estar atentos a isso e proporcionar oportunidades.
Léo Figueiró, ainda quando treinado do Corinthians
O anúncio oficial do retorno do Gigante para as quadras de basquete deve acontecer ainda nesta terça-feira (30). O clube, que tocará o projeto paralelamente aos comandos da 777, ainda irá formalizar a procura por atletas e outras pendências, como por exemplo, apresentar a organização do NBB sobre as condições de uma permanência a longo prazo na liga nacional.
Vasco já tem história no esporte nacional
Em 2000, o Vasco conquistou o que na época era considerado o Campeonato Nacional masculino, sangrando-se campeão brasileiro. Em 2001, a equipe de basquete cruzmaltina seguiu levantando títulos: foi campeã brasileira tanto para homens quanto para mulheres.
Além dos títulos nacionais, o Vasco conquistou duas Ligas Sul-Americanas e dois Sul-Americanos de clubes. Por fim, um marco histórico: o Vasco foi a primeira equipe brasileira a enfrentar um time da NBA.
Na ocasião, o encontro foi diante do San Antonio Spurs, que em 1999, foi campeão da liga americana de basquete, a mais reconhecida e qualificada do mundo. O que na época era considerado o Mundial de Clubes do esporte, o Vasco acabou sendo superado por 103 a 68.