Você sabia que Tostão jogou no Vasco da Gama?
Tostão é um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro. O ex-atacante é um dos ídolos máximos do Cruzeiro, além de ser considerado um dos melhores a já ter vestido a camisa da Seleção Brasileira. No entanto, você sabia que o lendário jogador também já jogou pelo Vasco da Gama? Relembre a passagem de Tostão pelo cruzmaltino:
Tostão chegou ao Gigante da Colina em abril de 1972, já tricampeão do mundo pela Amarelinha. Na época, a negociação que levou o atacante do Cruzeiro para o Vasco foi a maior entre clubes brasileiros, custando cerca de 3,5 milhões de cruzados para o cruzmaltino, o que hoje representa R$ 17,5 milhões de reais.
Sua estreia aconteceu em um clássico contra o Flamengo, onde o placar foi um empate por 2 a 2. O “Mineirinho de Ouro” demorou quase dois meses para marcar com a camisa do Gigante da Colina. O primeiro gol aconteceu apenas em julho daquele ano.
Em partida contra o São Cristóvão, válida pelo Campeonato Carioca, Tostão marcou o único gol, em cobrança de falta. Foi o primeiro dos sete gols que o atacante fez pelo time carioca. O lendário atleta já não conseguia mais desempenhar o futebol visto durante a década de 60, muito por conta de uma “lesão” que o atleta sofreu em 1969.
Quando atuava pelo Cruzeiro, Tostão sofreu um deslocamento de retina após levar uma bolada de raspão no olho esquerdo, em um chute que saiu dos pés do zagueiro Ditão, do Corinthians. A visão do atacante foi se deteriorando com o tempo, atrapalhando seu rendimento dentro de campo.
Em fevereiro de 1973, o atacante anunciou a saída do cruzmaltino e pendurou suas chuteiras por conta do problema no olho com apenas 26 anos. Ele encerrou sua passagem pelo time de São Januário com sete gols marcados em 44 jogos.