O argentino que fechava o gol do Vasco da Gama
Edgardo Andrada, conhecido apenas como Andrada, foi um dos maiores goleiros da história do Vasco da Gama. Nascido em Rosário, na Argentina, no dia 2 de janeiro de 1939, o arqueiro se tornou ídolo no time de sua cidade natal, o Rosário Central, mas foi no Gigante da Colina que Andrada viveu os melhores momentos de sua carreira.
O goleiro deixou o Rosário para assinar com o Vasco em 1969. A estreia do atleta com a camisa cruzmaltina aconteceu em 11 de maio de 1969, contra o Flamengo. No mesmo ano, Andrada também se tornou mundialmente famoso, mas não necessariamente por um bom motivo.
No dia 19 de novembro de 1969, o Vasco enfrentou o Santos, de Pelé, no Maracanã. O Rei do Futebol tinha marcado, pelas contas da época, 999 gols. Até que em determinado momento da partida, o Peixe teve um pênalti marcado a seu favor.
O estádio inteiro, mesmo repleto de vascaínos, pediu para Pelé cobrar e marcar seu milésimo gol. No entanto, Andrada não gostaria de ser o goleiro a ter sofrido o gol de número mil do Rei do Futebol. O argentino fez cera, mas não adiantou. Pelé converteu a cobrança e sacramentou Andrada na história como o “goleiro que levou o gol mil de Pelé”.
No entanto, não foi só por este motivo que o argentino fez sucesso no futebol brasileiro. Andrada foi campeão carioca de 1970, e recebeu a Bola de Prata da Revista Placar como o melhor goleiro do Campeonato Brasileiro de 1971. Em 1974, conquistou o título nacional como titular da meta vascaína.
Após seis anos atuando pelo Gigante da Colina, Andrada se transferiu para o Vitória. A sua passagem pelo rubro-negro baiano durou apenas um ano e, em 1977, o goleiro regressou ao seu país natal para defender o Colón onde ficou até 1982, quando encerrou a carreira.