Garrincha jogou pelo Vasco da Gama contra a Seleção de Cordeiro
Garrincha é um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro. O “Anjo das Pernas Tortas” fez história com a Seleção Brasileira e é de longe o maior ídolo da história do Botafogo. No entanto, você sabia que Mané já foi vascaíno por um dia? Parece loucura, mas aconteceu. Após a Copa de 1966, o ponta-direita foi emprestado para o Vasco da Gama, no que muitos consideravam ser a última grande chance do atleta na carreira.
Na época, Garrincha enfrentava problemas físicos decorrentes de seu vício com álcool. Ele disputou apenas uma partida com a camisa do cruzmaltino, sendo um amistoso contra a Seleção de Cordeiro, cidade do interior do Rio de Janeiro. Mané jogou o confronto inteiro, mas estava visivelmente fora de forma, tendo muita dificuldade em desempenhar seu bom futebol.
Mesmo assim, ele ainda marcou um gol de falta, no que foi uma goleada de 6 a 1 para o Gigante da Colina. Aquele time cruzmaltino, comandado por Ademir de Menezes, foi para campo naquele amistoso com: Édson Borracha (Celso); Djalma, Ivan (Joel), Álvaro e Almir; Paulo Dias e Ézio; Garrincha, Bianchini (Sílvio), Zezinho (Valfrido) e Okada (William). Além de Garrincha, Bianchini marcou três gols e Bianchini e Valfrido completaram o marcador.
Após a performance abaixo do esperado, o Vasco acabou decidindo encerrar o empréstimo com o Corinthians. Após a passagem ruim pelo time paulista, Garrincha voltou a demonstrar um pouco de seu futebol pela Portuguesa Santista, em 1967. Ele seguiu jogando até o ano de 1972, quando se aposentou no Olaria.