Jogador do Vasco exposto em rede nacional ganha processo
Ex-goleiro do Vasco da Gama, Sidão venceu o processo que moveu contra a Rede Globo, por decisão do juiz Antonio Conehero Junior, da 31ª Vara do Foro Central Cível de São Paulo. Em 2019, o arqueiro vascaíno foi eleito “Craque do Jogo” durante a transmissão da partida entre o cruzmaltino e o Santos, pelo Brasileirão, mesmo após cometer diversas falhas na derrota do time carioca.
Na época, a votação para a premiação era realizada pelos internautas, que claramente tentaram ironizar o desempenho de Sidão na partida. E mesmo assim, a equipe de transmissão da Globo entregou o troféu para o goleiro após a partida, gerando um enorme constrangimento.
Inicialmente, Sidão havia pedido R$ 1 milhão de indenização, mas o valor foi reduzido para R$ 30 mil. Segundo o juíz, a Globo “fez a entrega do troféu, incorrendo em evidente exercício abusivo de direito, sendo despropositado sustentar que o autor que estava trabalhando, e não se divertindo com amigos em partida de futebol deveria receber o fato com bom humor”.
Relembre o episódio constrangedor
A passagem de Sidão pelo Vasco da Gama não foi uma das melhores. O goleiro ficou marcado por suas falhas dentro de campo, e em específico por uma atuação desastrosa na derrota para o Santos pelo Campeonato Brasileiro de 2019. Naquele confronto, Sidão falhou no primeiro gol da derrota e acabou sendo alvo de uma “brincadeira” ao receber o prêmio Craque do Jogo, entregado pela Rede Globo através de uma votação popular.
A partida aconteceu no Pacaembu, na reta inicial do Campeonato Brasileiro. A atuação desastrosa de Sidão começou logo no início do confronto. Primeiro, ele tentou sair jogando e mandou uma bola para a lateral. Depois, errou o passe e entregou a bola para o gol de Pituca. Ele ainda se complicou em outros momentos a ponto de a torcida do Santos gritar seu nome e comemorar quando a bola era recuada para ele.
No segundo tempo, Sidão continuou com dificuldades na saída de bola. Com o aproximar do fim da partida, internautas votavam no site Globo Esporte para eleger o “Craque do Jogo”. Em tom de brincadeira, Sidão venceu a disputa com 90% dos votos. E isso acabou gerando uma cena pra lá de constrangedora após o apito final.
Na saída dos atletas do gramado, a repórter Julia Guimarães entregou o troféu ao goleiro e gerou um climão. “Sidão, eu vou ter que te entregar o troféu de craque do jogo. Foi um votação feita apenas por torcedores na internet. Foi um jogo complicado para você, uma partida bastante difícil, mas fica aqui esse troféu para você”, disse a repórter. Sidão recebeu o troféu sem dizer uma palavra e abandonou o campo.
O clima ficou tão ruim nos bastidores por conta da situação que o formato para a eleição do Craque do Jogo teve de ser mudado, sendo necessário também a opinião da equipe de comentaristas e narradores das partidas. Sidão terminou sua passagem de maneira melancólica, realizando apenas 7 jogos.