Ídolo na França, atacante passou pelo Vasco da Gama
Sonny Anderson não é um nome tão conhecido no futebol nacional, mas ele foi um dos grandes atacantes brasileiros nas décadas de 90 e 2000. Sonny fez a maior parte de sua carreira na Europa, se tornando um dos grandes ídolos do Mônaco, da França. No Velho Continente, ele também teve passagens por clubes como Lyon e Barcelona. E foi no Vasco da Gama que Anderson despontou em sua carreira.
O atacante foi revelado pelo XV de Jaú em 1988. Após boas atuações pelo clube do interior de São Paulo, Sonny foi contratado pelo Vasco. Ele jogou apenas três jogos partidas pelo cruzmaltino no ano de 1988, atuando como centroavante. No entanto, em 1989, o então treinador do Gigante da Colina, Zagallo, colocou Anderson para atuar na ponta. E a mudança deu certo.
Os primeiros gols de Sonny com a camisa cruzmaltina saíram em 89, e a boa adaptação na nova posição fez com que o atleta permanecesse em São Januário por mais duas temporadas. Foram 64 jogos pelo clube e 13 gols marcados. Sonny fez parte do elenco Campeão Brasileiro de 1989 e disputou a Libertadores de 1990 pelo cruzmaltino.
Em 1991, Sonny caiu bastante de produção, chegando a ficar 18 partidas sem balançar as redes. Ele foi negociado com o Guarani no mesmo ano, ficando uma temporada no time paulista. A carreira de Anderson engrenou em 1992, quando ele assinou com o Servette, da Suíça.
Sonny teve uma extensa carreira na Europa, principalmente no futebol francês. Ele foi artilheiro de três edições da Ligue One (1996, 2000 e 2001) e foi eleito o melhor jogador da competição em 2001. O atacante encerrou sua carreira em 2006, jogando pelo Al-Gharafa, do Catar.