A polêmica passagem de Edmundo na Itália
Em 1997, Edmundo foi sem sombra de dúvidas o melhor jogador brasileiro em atividade. Atuando pelo Vasco da Gama, o atacante era extremamente dominante dentro dos gramados, e rapidamente chamou a atenção de clubes da Europa. Até que em 1998, o Animal foi contratado pela Fiorentina, da Itália, no que foi sua primeira e polêmica passagem por um clube do Velho Continente.
Edmundo foi contratado por 9 milhões de dólares na época, e formaria uma bela dupla de ataque com o argentino Gabriel Batistuta. Ao lado de Rui Costa, a dupla de ataque era o principal destaque do time italiano. Mas demorou para que o Animal engrenasse na Viola. Após um início ruim, foi apenas após a Copa do Mundo de 1998 que o atacante brasileiro começou a ter boas atuações.
Em 1998, a Viola chegou a liderar o Campeonato Italiano graças às ótimas atuações de Edmundo e Batistuta. No entanto, o temperamento do atacante brasileiro acabou atrapalhando sua passagem pelo clube da Itália. No final da temporada de 1998/1999, Edmundo começou a brigar com companheiros da equipe e criou atrito com o treinador Giovanni Trapatonni.
Durante um treino, Edmundo chegou a trocar socos com Bigica, seu companheiro de equipe. A gota d’água foi quando o brasileiro viajou para o Brasil para passar o carnaval, em meio a uma sequência dura de jogos do time no Campeonato Italiano. O atacante deixou a Viola no fim de 1999, retornando para o Vasco da Gama. Foram 48 jogos e 16 gols pelo clube italiano.