Quando Romário foi vendido pelo Vasco ao PSV
Um dos grandes ídolos da história do Vasco da Gama, Romário teve uma bela carreira no futebol europeu. O Baixinho chegou no cruzmaltino em 1985, após uma passagem pelo time infantil do Olaria. Ele ficou três anos no clube, anotando 139 gols em 196 partidas, e iniciou sua trajetória no velho continente ao se transferir para o PSV, da Holanda.
O negócio que levou o atacante vascaíno custou US$ 6 milhões, a maior do futebol brasileiro até então. Sua estreia no clube aconteceu no dia 30 de outubro de 1988, no que foi uma vitória por 3 a 0 do PSV contra o Twente. Em sua primeira temporada pelo time holandês, Romário foi artilheiro, Campeão Holandês e da Copa dos Países Baixos.
Romário teve um ótima atuação na Copa dos Campeões da UEFA, principalmente nas quartas-de-final contra o Real Madrid. Na temporada 1989/90, Romário novamente foi o artilheiro do Campeonato Holandês e novamente conquistou a Copa Nacional. No entanto, o Baixinho sofreu uma lesão que o deixou longe dos gramados na reta final da temporada europeia, o que acabou custando o título nacional para o PSV.
Em 1990/91, já recuperado de lesão, Romário voltou a ganhar a Eredivise e novamente foi artilheiro da competição. Em 1991/92, conquistou o título holandês novamente. O atacante atuou no clube holandês até 1993, terminando sua passagem com 145 jogos e 128 gols marcados, acumulando as seguintes conquistas: Três títulos da Eredivise, uma Supercopa dos Países Baixos, duas Copas da Holanda e três prêmios de artilharia do Campeonato Holandês.
Em 1993, a pedido de ninguém mais ninguém menos que Johan Cruijff, Romário foi contratado pelo Barcelona, por 4,5 milhões de dólares. Apesar da passagem pelo PSV não ter sido a mais notória da carreira do atleta, foi no clube holandês que o Baixinho conquistou mais títulos oficiais.