Dedé: Ídolo do Vasco anuncia aposentadoria do futebol
Depois de várias tentativas para seguir atuando como um jogador de futebol profissional Dedé se aposenta dos gramados nesta terça-feira (4). Um dos principais nomes do Vasco na conquista da Copa do Brasil de 2011 anunciou oficialmente que se despediu da antiga profissão.
Aos 35 anos de idade, Dedé deixa os gramados do futebol. Foram longos anos atuando profissionalmente até que as lesões o atrapalharam de seguir jogando em alto nível. Pelo Volta Redonda, Dedé jogou por 31 vezes e fez cinco gols.
Ao chegar no Vasco, em seu primeiro ano com a camisa cruzmaltina, em 2009 o zagueiro atuou por cinco vezes. Já no ano seguinte, foram 41 momentos defendendo as cores do Vasco e dois gols marcados. Já no ano da conquista da Copa do Brasil foram 61 aparições, balançando a rede adversária 12 vezes.
Em 2012 e 2013, foram mais 53 jogos com a camisa cruzmaltina até ser adquirido pelo Cruzeiro, onde venceu o Campeonato Brasileiro em seu primeiro ano como atleta do clube mineiro, além de conquistar novamente a Série A do Brasileirão também em 2014. Levantou a taça da Copa do Brasil em 2017 e em 2018 com a camisa celeste, além de 181 jogos pela Raposa.
Dedé ficou manchado na história do Cruzeiro
Mesmo vencendo duas vezes o Brasileirão e a Copa do Brasil, também em duas oportunidades, Dedé é considerado como um dos maiores culpados pelo rebaixamento do Cruzeiro. Na época, atuações ruins e problemas nos bastidores envolvendo o zagueiro culminaram na péssima imagem com o torcedor celeste.
Mesmo assim, nada apaga a grande carreira do atleta que surgiu como uma das maiores joias do futebol brasileiro ainda no fim de 2010. Foi considerado por três vezes o Craque do Brasileirão em sua posição, recebeu duas vezes o troféu Bola de Prata e, em votação popular, levou o título de ‘Craque da Torcida’.