Qual a chance do Vasco ser rebaixado para a Série B?
Com apenas nove pontos somados em 42 distribuídos ao longo destas 14 rodadas realizadas, a situação do Vasco é terrível dentro do Brasileirão. Sinais de rebaixamento já vem aparecendo e torcedores temem que a matemática apurada pela Universidade Federal possa se concretizar ao fim do ano.
De acordo com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que há alguns anos apura números apoiados em perspectivas e probabilidades apresentadas durante os jogos do Brasileirão, o Vasco tem 69,5% de chances de ser rebaixado à Série B do Brasileirão na próxima temporada. Outro cálculo apresentado, desta vez pelo site ‘Chance de Gol’, mostra que as hipóteses de descenso são ainda maiores.
Os analíticos do site em questão mostraram que o Vasco tem, atualmente, 77,1% de probabilidade de ser rebaixado. Ainda é possível reverter a situação, mas a reabilitação dentro da competição precisa acontecer de imediato. O Vasco, em seu próximo compromisso, enfrentará o Athletico-PR, em São Januário, com portões fechados devido aos incidentes ocorridos no confronto frente ao Goiás, pela 11ª rodada do Brasileirão.
Contudo, o Vasco faz sua pior campanha na história do Campeonato Brasileiro. O título negativo era de 2015, quando havia feito apenas nove pontos em 13 rodadas. Agora, passadas 14 partidas, o Gigante permanece com os mesmos nove pontos na tabela de classificação, ocupando a 19ª colocação.
Vasco precisa acreditar em milagre
Apenas três clubes, na história do Brasileirão, conseguiram operar milagres que o Vasco também precisará repetir. Dos 16 clubes que não somaram dez pontos nas primeiras 13 rodadas da Série A, apenas três se safaram do rebaixamento no final da temporada. Ceará, em 2019, o Coritiba, em 2015 e o Atlético-MG, em 2010.
O Gigante, inclusive, faz parte da lista, quando em 2015, tinha apenas nove pontos em 13 rodadas; no fim do ano, foi rebaixado à Série B do brasileirão.