Falecido “Trapalhão Sargento Pincel” jogou na base do Vasco
Na manhã desta quinta-feira (10), o ator Roberto Guilherme, conhecido pelo papel de Sargento Pincel em “Os Trapalhões”, morreu aos 84 anos. Fora das telinhas, Roberto foi paraquedista do Exército quando jovem, e chegou a jogar ao lado de ninguém mais, ninguém menos que o Rei Pelé na Seleção Brasileira Militar. Além disso, o ator também teve experiência nas categorias de base do Vasco, quando tinha 14 anos.
“Eu cheguei a ser sargento e só queria saber de futebol. Joguei até com o Pelé, acredita? Um dia, escrevi uma peça para o teatro amador do Olaria Atlético Clube, o ator acabou faltando e entrei no lugar dele, depois de uns bons copos de rum. Um cidadão me viu no palco e me convidou para o elenco da TV Rio. Modéstia à parte, eu era bem apanhado: cinturinha pequena, peito grandão, olhos verdes…”, lembrou o ator em entrevista para o jornal “Extra”, do Rio, em 2011.
Em sua passagem pelo futebol do Exército, Sargento Pincel disputou partidas internacionais na Inglaterra, Panamá e Colômbia, e foi campeão sul-americano ao lado do Rei do Futebol. Sua carreira de ator começou ainda quando estava no exército: No quartel, Roberto escreveu uma peça de teatro amador encenada no Olaria Atlético Clube, na Zona Norte do Rio. Um dia um ator faltou, e Guilherme acabou o substituindo. Um produtor viu a peça e convidou Roberto Guilherme para trabalhar na TV Rio.
Roberto estava internado na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro. O ator lutava contra o câncer há anos, e deixou a esposa, Sheila Nunes, com quem estava casado há 56 anos, e os filhos Willian e Valeska. Ele estava na segunda fase da quimioterapia contra a doença.