Se você é torcedor do Vasco, respire fundo para ver a chance de rebaixamento do clube
Duas vitórias, nove pontos e lanterna da competição: este é o cenário do Vasco após 16 partidas disputadas no Campeonato Brasileiro de 2023. Para deixar a zona de rebaixamento, são precisos oito pontos – um ponto a menos conquistado até o fechamento da última rodada do Brasileirão.
Agora, para garantir a permanência na primeira divisão do futebol nacional, o Vasco precisa de 12 vitórias em 22 jogos restantes na competição. Seriam computados mais 36 pontos em 66 disponíveis, pouco a mais que a metade que serão distribuídos. No momento, as chances de rebaixamento são de 84,8%, segundo a matemática do setor de análise da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A derrota para o Corinthians evidenciou ainda mais problemas que Ramón Díaz precisará corrigir para levar o Vasco a um milagre nesta temporada. Na lanterna da competição, a equipe cruzmaltina tem o pior ataque e é o clube que mais vezes foi derrotado no Brasileirão: foram 11. O técnico vascaíno falou sobre a apresentação de seus jogadores em campo:
Existe a evolução. Temos que seguir trabalhando. Temos que dar principalmente mais confiança para a equipe porque tivemos situações, mas não concluímos. Tivemos uma muito clara que poderia ter nos dado o empate
Ramón Díaz reconheceu entrega e evolução de sua equipe
Próximo adversário será o Grêmio
No momento, o Corinthians faz parte do passado; agora, o pensamento é apenas no Grêmio. No próximo domingo (6), às 16h, a equipe cruzmaltina receberá o time tricolor ainda sem local definido. O Vasco ainda precisa cumprir mais um jogo de punição, porém desta vez, sem portões fechados. A Justiça permitiu que crianças e mulheres compareçam ao encontro entre cariocas e gaúchos. Com isso, a partida não poderá ser realizada em São Januário.
O Vasco ainda estuda a melhor opção para mandar o jogo válido pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Maracanã, Luso-Brasileiro e até mesmo um estádio situado longe do Rio de Janeiro pode ser o escolhido. A diretoria cruzmaltina deverá anunciar sua decisão nos próximos dias, para iniciar a comercialização dos ingressos.