Goleiro do México já “fechou o gol” contra o Vasco de Romário
Guillermo Ochoa é um dos personagens mais fantásticos da história das Copas do Mundo. O goleiro da seleção do México é conhecido por seus desempenhos absurdos no maior torneio futebolístico do planeta. Com uma carreira feita praticamente em sua totalidade no seu país natal, Ochoa já foi decisivo pelo América do México em partida contra o Vasco da Gama.
O encontro entre o lendário arqueiro e o Gigante da Colina aconteceu em 2007, em partida válida pelas quartas de final da Copa Sulamericana. Além da presença de Ochoa, essa partida também ficou marcada por outro fato histórico: foi a vez em que Romário atuou como jogador e treinador do cruzmaltino ao mesmo tempo.
Ochoa fez de tudo para impedir o gol vascaíno, com inúmeras grandes defesas. O América perdeu por 1 a 0, mas se classificou para a fase seguinte por ter vencido o cruzmaltino pelo placar de 2 a 0 no jogo de ida. Um ano depois, Ochoa também brilhou na vexatória eliminação do Flamengo para o time mexicano na Libertadores da América.
Relembre quando Romário foi treinador e jogador do Vasco ao mesmo tempo
Em 2007, Romário realizava sua quarta e última passagem pelo Vasco da Gama. Longe de seu auge físico, o Baixinho voltou para São Januário com o objetivo de marcar seu milésimo gol – e conseguiu. Após alcançar o feito, o atacante passou a ser pouco utilizado pelo até então treinador Celso Roth. O Vasco não estava em boa fase, e Roth foi demitido após derrota pesada para o Flamengo. Com isso, o presidente Eurico Miranda indicou Romário para ser o jogador-treinador interino da equipe.
E no dia 24 de outubro de 2007, o Baixinho estreou como treinador do cruzmaltino, contra o América do México pela Copa Sulamericana. O atacante começou a partida na área técnica e se escalou no jogo aos 20 minutos do segundo tempo. O Vasco venceu por 1 a 0, mas foi eliminado por ter perdido de 2 a 0 no jogo de ida.
Eurico Miranda afirmou que manteria Romário efetivado no cargo até a final do Campeonato Carioca, mas o atacante pediu demissão antes. Segundo ele, Eurico o teria obrigado a escalar Alan Kardec, para vendê-lo ao exterior, enquanto Romário preferia utilizar Abuda.
O Vasco contratou Alfredo Sampaio para o cargo vago. Romário anunciou sua aposentadoria pouco tempo depois de deixar a função de jogador-treinador e saiu do clube no fim de fevereiro, antes do início do Brasileirão. O Baixinho ainda atuaria pelo América-RJ, seu time de coração, antes de se aposentar de fato.