O elenco completo do Vasco no ano de 2006
Na temporada de 2006, o Vasco iniciou o ano com uma equipe desacreditada após um fraco desempenho em 2005. No entanto, o time treinado por Renato Gaúcho surpreendeu. Apesar de não ter conquistado nenhum título, o cruzmaltino teve boas performances durante o ano.
No Brasileirão, o Gigante da Colina conseguiu uma vaga na Libertadores. No entanto, a participação da equipe no Campeonato Carioca foi péssima. Na Copa do Brasil, o cruzmaltino teve seu melhor desempenho: chegou na final contra o Flamengo, perdendo a decisão.
No ano de 2006. Vasco conquistou 26 vitórias, empatou 22 vezes e sofreu 15 derrotas. Foram 102 gols marcados e 85 sofridos. Confira a seguir o elenco completo daquela time:
Goleiros
Roberto Volpato
Cássio
Eduardo Espíndula
Jaime Camargo
Laterais direitos
Wagner Diniz
Claudemir
Thiago Maciel
Chiquinho Cezar
Zagueiros
Emiliano Dudar
Claudio Salinas
Éder
Fábio Braz
Bebeto
Paulão Benevenute
Vergara
Tales Oliveira
Marcelão
Carlão
Jorge Luiz
Daniel Gomes
Éder Fernandes
Laterais esquerdos
Jorginho Paulista
Diego Corrêa
Sandro
Ricardinho Fernandes
Hugo
Leonardo Inácio
Thyago
Volantes
Andrade
Alberoni
Antonio Júnior
Roberto Lopes
Amaral
Ives
Silva
Osmar
Ygor
Meias
Ernane
Abedi
Morais
Fábio Baiano
Ramon Menezes
Cocada
Frank Lobos
Rafael Nascimento
Rodrigo Beckham
Rubens
André Amorim
Vitor Alípio
Rafael Coutinho
Doda
Robson Luiz
Atacantes
Romário
Leandro Amaral
Valdiram
Edílson
Allan Silva
Faioli
Valdir Papel
Fábio Júnior
Gustavo Correia
Jean
Luiz Carlos Imperador
Bruno Meneghel
Léo Borges
Alex Dias
Ricardinho Furacão
Elber
William Xavier
Técnico
Renato Gaúcho
Relembre quem foi o vilão do Vasco na final da Copa do Brasil de 2006
Waldirgly Bezerra Lima, mais conhecido como Valdir Papel, nasceu no dia 12 de agosto de 1979, em Fortaleza, Ceará. Um nome irreverente no cenário do futebol brasileiro, lembrado muito mais por seu carisma e por suas polêmicas do que por sua habilidade. Em sua passagem pelo Vasco da Gama, Valdir ficou marcado por um episódio em específico.
Com mais de vinte clubes em seu currículo, o atacante ganhou holofote nacional apenas em 2006, sete anos depois de ter sido revelado no Calouros do Ar, de Fortaleza. Na ocasião, Valdir vestia a camisa cruzmaltina e foi titular no segundo jogo da final da Copa do Brasil contra o Flamengo. Com apenas 15 minutos do primeiro tempo, Valdir Papel foi expulso após duas entradas duras que resultaram em cartão amarelo.
Na saída do campo, o atacante levou um empurrão do então técnico do Vasco, Renato Gaúcho. Após o episódio, Valdir perdeu espaço no time. “Na hora da expulsão, só vinha o lance na minha cabeça. O empurrão nem deu para assimilar, estava mais ligado na final mesmo, no estádio cheio, e que todo o Brasil e até o mundo estavam vendo aquele jogo. Tudo poderia ter sido diferente, eu poderia ter ajudado meus companheiros a reverter aquele quadro. Era a chance da minha vida de aparecer”, afirmou o jogador em entrevista ao Globo Esporte.
O Flamengo acabou sendo campeão do torneio e Papel foi criticado publicamente pelo presidente do Vasco, Eurico Miranda. Sem clima para ficar no clube carioca, ele seguiu para o Vitória no mesmo ano. Sua carreira se estendeu até 2017, quando pendurou as chuteias no União Esporte Clube, do Mato Grosso. Hoje, Valdir Papel exerce a função de auxilir técnico do Maracanã, clube do Ceará.