Payet: Conheça a história do novo camisa 10 do Vasco
O meio-campista Dimitri Payet nasceu em 1987 e deu seus primeiros passos no futebol aos 8 anos na equipe local AS Saint-Phylippe. Ainda na Ilha da Reunião, defendeu o JS Saint-Pierroise. Mas logo foi para a França, onde jogou na base do Le Havre com Pogba e Mahrez.
Aos 18 anos, fechou com o Nantes, onde teve sua primeira experiência profissional em 2005. Na temporada 2006/07 se consolidou com 32 jogos e quatro gols. Logo Payet despertou interesse do Saint-Étienne, que o tirou do Nantes em 2007.
No Nantes, foi importante na temporada 10/11, sendo o artilheiro da equipe, com 13 gols. Após a temporada de 2010/11, Payet chamou a atenção do Lille e chegou a peso de ouro para a equipe.
Em 2013 mudou-se para o Olympique de Marselha, fazendo dois gols em sua estreia. O rendimento melhorou na 2ª temporada. Payet foi o segundo jogador no futebol europeu com mais passes-chave e em profundidade.
Como estava em evidência pelas ótimas atuações, o West Ham se interessou. No clube inglês, Payet viveu seu auge e carimbou presença entre os melhores jogadores da Premier League na temporada 15/16. Além disso, pela seleção francesa também teve desempenho de destaque na Euro 2016 ao lado de Griezmann.
Em janeiro de 2017, Payet votou ao Olympique. onde ficou aé 2023. Ao fim do contrato recebeu convite para ser dirigente, mas Payet não aceitou porque achava que ainda poderia jogar em alto nível.
Enfim, o Vasco
Payet ficou livre no mercado, recebeu propostas da Arábia Saudita e de equipes de menor expressão da França, mas recusou em respeito ao Olympique. Então, com intermediação do ex-atacante e hoje empresário Túlio de Melo, Payet topou a proposta e assinou um pré-contrato com o Vasco por dois anos. E chegou ao Rio nesta quarta, dia 16, com status de ídolo.