Vasco fez mais de 5 gols e aplicou a maior goleada da história contra o Flamengo
Na semana do aniversário do Vasco, cruzmaltinos relembram goleada histórica sobre o Flamengo; até hoje, é o placar mais expressivo do Clássico dos Milhões. Em tempo, o último dia 26 de abril marcou 92 anos do dia em que o Gigante aplicou sete gols sobre a equipe rubro-negra e torcedores relembram tamanha façanha sobre os rivais.
Em 1931, Vasco e Flamengo se enfrentaram pelo Campeonato Carioca. A partida válida ainda pelo primeiro turno da competição, terminou de forma vexatória para os rivais. O Gigante não reconheceu a equipe rubro-negra e venceu por 7 a 0. Os gols vascaínos foram marcados por Russinho (4), Mário Mattos (2), e Sant’Anna.
Na época, entre os anos de 1928 a 1931, o Vasco superou o Flamengo nas oito oportunidades em que os clubes se enfrentaram. Aquele time foi considerado um dos melhores que o Gigante teria à altura da época, com quatro representantes brasileiros na Copa do Mundo de 1934.
Fase atual é diferente
Nas quatro vezes que Vasco e Flamengo se enfrentaram neste ano, em apenas uma oportunidade o Gigante saiu vencedor. No primeiro Clássico dos Milhões de 2023, Pumita Rodríguez, ainda vivendo uma boa fase, marcou um golaço de fora da área, a única vez em que as redes balançaram em partida válida pela 10ª rodada da Taça Guanabara.
Depois disso, foram três derrotas: duas pela fase semifinal do Campeonato Carioca e uma pelo Brasileirão. No jogo de ida, 3 a 2; na partida de volta, 3 a 1. No Brasileirão, o vexame foi maior: quatro gols marcados pelos rivais apenas no primeiro tempo. Já na segunda etapa do encontro, Jair, de pênalti, descontou.