Vasco contratou o melhor lateral do Brasil? Negócio foi fechado e torcida pula de alegria
Chegando ao Vasco nesta temporada, lateral vem sendo importantíssimo para a evolução da equipe cruzmaltina que, neste domingo (20), venceu mais uma vez. Diante do Atlético-MG, num Maracanã lotado, o primeiro gol do meia-atacante Serginho permitiu ao Gigante conquistar uma posição na tabela de classificação e chegar na 18ª colocação.
Agora, com 16 pontos somados, o Vasco passa a sonhar, ainda mais, em deixar o Z-4. Parte da vitória pode ser creditada ao lateral-esquerdo Lucas Piton, que além de assistir ao belo cruzamento para Pablo Vegetti, no lance do gol cruzmaltino, agora lidera, de forma isolada, uma grande estatística do Brasileirão.
Logo aos quatro minutos do primeiro tempo, Piton cruzou para Vegetti, que cabeceou em cima de Éverson. O goleiro atleticano espalmou para o meio da área, onde estava Serginho; o meia balançou as redes e comemorou junto aos seus companheiros. Com isso, Lucas Piton passa agora a ser o jogador que mais vezes cruzou certo neste Brasileirão: são 30 ações certeiras desde o início da Série A.
São oito cruzamentos certos a mais que o segundo colocado no quesito, o lateral-esquerdo Marlon, do Cruzeiro, também vem sendo um dos destaques da posição neste campeonato. Contra o Galo, Piton acertou, ainda, 80% dos passes que tentou, além de ser o jogador que mais vezes concluiu passes importantes durante a partida; foram quatro.
Piton é titular absoluto da posição
Na última janela de transferências, o Vasco tratou de contratar um substituto para Lucas Piton. O lateral vascaíno esteve suspenso na partida diante do Cruzeiro, pela 14ª rodada do Brasileirão. O treinador William Batista, comandando o Vasco de forma interina à época, preferiu mudar o esquema tático e utilizar três zagueiros, ao improvisar os atletas da base disponíveis naquela ocasião. Agora, Jefferson, ex-jogador do Atlético-GO, é o substituto de Piton, mas ainda não teve a oportunidade de estrear com a camisa cruzmaltina.