Treinou o Vasco na Série B e agora vai ajudar rival a fugir do rebaixamento
O treinador Zé Ricardo, de 52 anos, foi anunciado como novo treinador do Cruzeiro e chega com a missão de manter o clube mineiro na Série A..
Ele assina vínculo com o clube até o fim de 2024, inicialmente. O novo treinador vai comandar o time a partir desta quarta-feira, na reapresentação dos jogadores na Toca da Raposa.
O Cruzeiro buscou nomes de treinadores que estavam sem clubes e Zé Ricardo foi uma das opções encontradas. A SAF de Ronaldo Fenômeno não tinha intenção de buscar técnicos empregados.
Ele chega para assumir a vaga de Pepa, português demitido na terça-feira da semana passada. O treinador deixou a equipe no meio da tabela do Brasileiro, depois de sete rodadas sem vencer.
Após a saída, o Cruzeiro ainda empatou com o Bragantino e, atualmente, acumula oito jogos sem vitória no ano. O time está a cinco pontos da zona do rebaixamento.
O novo treinador estreia no comando do Cruzeiro no jogo contra o Santos, na quinta-feira, dia 14, na Vila Belmiro, pela 23ª rodada do Brasileirão. Graças a pausa para a Data FIFA, ele terá alguns dias de treinamento e tempo para conhecer mais o elenco e preparar o time para o jogo.
Zé Ricardo já treinou o Vasco
Por aqui, o treinador já teve duas passagens na equipe profissional. Sendo que na sua primeira, lá em 2017, ele assumiu o Vasco na 14ª colocação do campeonato brasileiro e conseguiu um aproveitamento de 58,3% (7 vitórias, 7 empates e apenas 2 derrotas), terminando o campeonato na 7ª colocação e colocando o Vasco na Libertadores. Em 2018, o treinador não conseguiu repetir a boa campanha e deixou o Vasco em junho.
Em dezembro de 2021, voltou ao Vasco para disputar a série B de 2022. Em 5 de junho de 2022, pediu demissão e deixou o comando do Vasco após receber uma proposta do Shimizu S-Pulse, decisão que pegou a diretoria cruzmaltina de surpresa. Na sua segunda passagem pelo clube, a equipe disputou 25 partidas, tendo obtido 12 vitórias, 8 empates e 5 derrotas.