Atacante do Vasco supera os rivais e é eleito o Rei da América
O ano de 2000 foi histórico na carreira de Romário, que já tinha 34 anos de idade. Além de retornar a primeira vez ao Vasco da Gama, time que o revelou para o futebol mundial, marcou muitos gols com o clube e a seleção.
Revelação do Vasco dominou o futebol do continente em 2000
Romário no ano de 2000 por Vasco e Brasil:
73 jogos
72 gols
16 assistências
Artilheiro do Mundial de Clubes (3 gols)
Artilheiro da Mercosul (11 gols)
Artilheiro do Carioca (19 gols)
Artilheiro do Rio-SP (12 gols)
Campeão da Mercosul
Campeão Brasileiro
Rei da América (El País)
Bola de Ouro da Revista Placar
Chuteira de ouro da Revista Placar
Bola de Bronze do Mundial de Clubes
Vale lembrar que foi o primeiro Campeonato Brasileiro que Romário ganhou em sua carreira. Na final, Vasco enfrentou o São Caetano,e o “Baixinho” marcou uma vez em cada jogo da final.
Além do troféu nacional, o Vasco também conquistou a Copa Mercosul em cima do Palmeiras. Naquela oportunidade, Vasco virou um jogo que estava perdendo por 3 a 0 na casa do Palmeiras, e Romário marcou 3 vezes. Juninho Paulista marcou o outro gol do Vasco que fechou o placar em 3 a 0 para o time carioca. Mais cedo na temporada, Vasco tinha perdido o titulo Rio-SP para o mesmo Palmeiras.
Por causa dessa grande temporada, Romário foi eleito o melhor jogador da América pelo El País, jornal uruguaio. Essa temporada trouxe interesse de grandes times da Europa, como a Inter de Milão, que até chegou a fazer proposta para levar o “Baixinho”.