Não esperavam muito dele e acabou virando um dos melhores do Vasco
Lucas Piton chegou ao Vasco da Gama no começo de 2023 e se tornou um dos principais jogadores do elenco atual. Contratado junto ao Corinthians, clube que o revelou para o futebol, por 3 milhões de euros (cerca de 15 milhões de reais), o lateral esquerdo chegou sem muito destaque, e rapidamente virou o dono da posição no time carioca.
Titular absoluto, Piton soma 35 jogos pelo Vasco em 2023. São 23 jogos no Campeonato Brasileiro (com 3 assistências), 2 na Copa do Brasil (uma assistência), e 10 no campeonato estadual (1 gols e duas assistências). Piton esteve em campo em 23 dos 24 jogos do Vasco no Brasileirão durante os 90 minutos, e só não jogou na derrota para o Cruzeiro por 1 a 0, por ter tomado o terceiro cartão amarelo.
Destaque do Vasco está chamando a atenção de time italiano
No Brasileirão, o ex-jogador do Corinthians domina algumas estatísticas: líder de cruzamentos certos (47) entre os 692 jogadores que participam da competição, líder de passes decisivos (40 entre todos os laterais, e 3º melhor acerto no cruzamento (35%) entre os 30 que mais cruzam.
Por conta dos números com a camisa vascaína, e por ter apenas 22 anos, Lucas Piton tem atraído alguns times europeus. O portal “Il Romanista” confirmou que a Roma teria interesse na contratação do lateral do Vasco, e segundo outro portal, o “Calcio Mercatto”, o time da capital italiana estaria disposto a pagar 8 milhões de euros para contar com seus serviços (algo em torno de 42 milhões de reais).
Lucas Piton tem contrato com o Vasco até o final de 2026, e é avaliado em 6 milhões de reais (cerca de 31 milhões de reais) de euros pelo transfermarkt.