Governo do Rio bate o martelo sobre situação do Maracanã
O Governo do Estado do Rio de Janeiro fará três movimentos em relação ao Maracanã nesta sexta-feira. Será publicado no Diário Oficial a prorrogação do Termo de Permissão de Uso (TPU) com o Consórcio Maracanã (formado por Flamengo e Fluminense) e serão lançados dois editais, um de chamamento público para a administração provisória do estádio e o outro para a gestão a longo prazo, por 20 anos.
Apesar de o governo prorrogar o TPU, o prazo não será de seis meses como aconteceu nas outras nove vezes. O atual contrato com a dupla Fla-Flu termina no dia 23, segunda-feira, e o governo o estenderá até o dia 31 de dezembro para abranger a reta final do Campeonato Brasileiro.
Já o chamamento público será uma concorrência para a administração provisória do estádio até que a licitação definitiva aconteça. O vencedor assumirá o estádio no dia 1º de janeiro e terá um contrato de 12 meses com uma cláusula que rescinde o acordo quando a administração definitiva assumir. O chamamento público foi uma determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) em duas oportunidades.
Vasco entra com processo na Justiça do Rio de Janeiro
Nesta terça-feira, o Vasco entrou com um processo na Justiça do Rio de Janeiro pedindo que o governo fosse obrigado a realizar esse chamamento público. O clube tem interesse em participar da licitação através do consórcio “Maracanã para Todos”, que o clube forma com a W. Torre e a Legends e contestou a “situação emergencial”, justificativa usada pelo governo com frequência para prorrogar o TPU sem realizar concorrência.
fonte: O Globo