Ex-zagueiro argentino do Vasco esteve em coma na Suíça

Você lembra do zagueiro argentino Emiliano Dudar no Vasco da Gama? Ele começou a sua carreira em 1999, no Vélez Sársfield, da Argentina, e chegou no Gigante da Colina em 2006, ficando até o fim de 2007. Sua carreira ficou marcada por um acidente brutal na época em que atuava pelo Young Boys, da Suíça, depois de ter saído do cruzmaltino.

Na época, Dudar tinha 29 anos. Em partida contra o Basel, pelo Campeonato Suíço, realizada em setembro de 2010, o argentino se chocou acidentalmente com seu companheiro de equipe, François Affolter, sofrendo uma fratura no nariz e concussão.

Atacante do Basel na partida, Marco Streller falou sobre o choque pouco após o fim do jogo: “Foi uma imagem terrível. Nunca passei por nada parecido. Havia silêncio total no vestiário no intervalo. Nossos pensamentos estavam, e ainda estão, com Dudar”.

O zagueiro saiu inconsciente do gramado, e foi levado imediatamente ao hospital. Dudar precisou ficar em estado de coma induzido para se recuperar do choque. O momento gerou grande comoção entre os torcedores do clube, que chegaram a criar uma página na internet em homenagem ao atleta.

Pouco menos de uma semana depois do choque, Dudar foi acordado do estado de coma, sem quaisquer complicações. No entanto, teve que ficar quase um ano longe dos gramados. No seu retorno, o argentino acabou ganhando espaço no clube suíço e foi um nome de bastante destaque no futebol do país.

Em 2012, ele se despediu da Europa para assinar com o DC United, dos Estados Unidos. Encerrou sua carreira no ano de 2016, atuando pelo Deportivo Merlo, da Argentina.