Polícia Militar libera São Januário para o clássico com uma condição
A temporada de 2023 não é fácil para o Vasco dentro e fora dos gramados. A colocação na tabela do Brasileirão, que faz surgir o fantasma da Série B novamente, também bate com problemas enfrentados nos bastidores. Um deles é a utilização de São Januário. O Gigante já foi proibido de jogar na própria casa durante um longo período pela Polícia Militar.
O órgão, à época, acusou que os arredores de São Januário não seriam os mais seguros por conta de um incidente após um duelo entre Vasco e Goiás. O Gigante teve de insistir e promover mudanças no estádio para voltar a atuar na própria casa, porém, não acabou as restrições. O palco Clássico contra o Botafogo, no dia 05 de Novembro, ainda é incerto.
O Vasco é o mandante e, obviamente, gostaria de receber o rival em São Januário, só que enfrenta barreiras. A Polícia Militar, na última sexta-feira, até liberou a utilização do estádio, mas com uma condição: a partida ser realizada na segunda-feira. O temor é em relação a movimentação na cidade por conta da final da Copa Libertadores no sábado, 04 de Novembro. Fluminense e Boca Juniors atuam no Maracanã.
Segunda ou domingo?
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), assim como os próprios clubes, não tem uma confirmação no momento. O clássico está, previamente, marcado para o Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, a partir das 16 horas do dia 05 de Novembro. Com o aval da Polícia Militar, a tendência é de que o Vasco abra mão do domingo para receber o rival em São Januário.
O Gigante está na zona de rebaixamento e, após enfrentar Goiás e Cuiabá fora de casa, precisará do apoio da torcida diante do Botafogo mais do que nunca. O Vasco soma 30 pontos, na 17ª colocação. O próprio Goiás, na 18ª, tem 31, enquanto o Santos, primeiro fora da degola, 33.