Matemático acaba de confirmar a pontuação que pode salvar o Vasco do rebaixamento
O Vasco da Gama segue brigando para escapar da zona do rebaixamento, mas o desempenho vem piorando nas últimas rodadas. Sem vencer há três jogos, o clube do Rio de Janeiro é o 18º colocado, com 31 pontos em 30 jogos, com oito vitórias, sete empates, 15 derrotas e aproveitamento de 34%.
Tristão Garcia, matemático, falou com o “Lance!” sobre a situação complicada que o Vasco vive na Série A do Brasileirão:
“Bastam 46 pontos. Pode escapar com menos, os adversários também têm dificuldades, mas não é garantido. Com 45 pontos não é garantido, mas é provável. Abaixo disso, mais sorte é preciso ter.”
Vasco não ganha há três partidas no Brasileirão
Para conquistar os pontos necessários para escapar do “Z4”, o Gigante da Colina tem que conquistar 15 dos 24 pontos ainda em disputa na competição nacional. Isso significa que o Vasco precisa ganhar cinco dos oito jogos que faltam, aproveitamento de 62.5%. Até o momento, a única equipe no Brasileirão com mais de 62.5% de aproveitamento é o Botafogo, que tem 67%. O Palmeiras, segundo colocado na tabela, tem 58% de aproveitamento.
Depois de empatar com o Goiás em 1 a 1, o Vasco viaja para enfrentar o Cuiabá na Arena Pantanal. Na rodada anterior, o Cuiabá derrotou o Botafogo no Rio de Janeiro e chegou a 10ª posição com 40 pontos. O jogo acontece na quinta-feira (2) às 17h.
Em seguida, o Vasco joga contra Botafogo e América Mineiro, em São Januário, depois viaja para enfrentar Cruzeiro e Athletico Paranaense, recebe o Corinthians, joga contra o Grêmio em Porto Alegre, e fecha o Campeonato contra o Red Bull Bragantino, em casa.