Conmebol ignorou o Fluminense e homenageou o Vasco na Libertadores
Painel na Fan Zone da Libertadores lembra títulos do Vasco em 1948 e 1998 e ratifica: ‘Primeiro campeão sul-americano’.
Na última semana, alguns torcedores inexplicavelmente tentaram desmerecer o Sul-Americano dos Campeões de 1948, conquistado pelo Vasco e oficializado como o primeiro Torneio Continental de clubes do mundo. Quem for à Fan Zone em Copacabana, poderá ver no mural a menção do título de 1948.
“Primeiro campeão sul-americano, em 1948, Vasco enfim levanta a taça da CONMEBOL Libertadores” – Diz a menção.
O que foi o Campeonato Sul-Americano de Campeões de 1948
O Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões foi uma competição internacional de futebol realizada em Santiago, no Chile, em 1948.
A competição foi disputada com o objetivo de indicar o campeão sul-americano de clubes, e foi valorizada à sua época como o legítimo título de campeão sul-americano de clubes, não só no Chile, mas também em outros países sul-americanos como Brasil.
O torneio deu início ao modelo “torneio de campeões”, e seu modelo e impacto (indicar o campeão do continente) contribuíram à criação da Liga dos Campeões da UEFA em 1955 e por conseguinte da Copa Libertadores da América em 1960 (esta, criada como versão sul-americana da Liga dos Campeões da UEFA).
As referidas competições continentais foram criadas com o objetivo de indicar o campeão do seu continente, e foram originalmente criadas seguindo o modelo do torneio de 1948, ou seja, contando com o clube campeão (1 clube por país) da liga mais importante de cada país.
Os troféus do Campeonato Sul-Americano de Campeões de 1948 foram entregues à delegação vascaína pelos Presidentes Juan Domingo Perón da Argentina e Gabriel González Videla do Chile.