Pec toma lugar de Vegetti no Vasco e é um dos 6 melhores do Brasil
Mesmo estando desde o início da temporada no Vasco, Pec teve números abaixo que Pablo Vegetti, atacante argentino que chegou em agosto. O ex-jogador do Belgrano, em sua estreia, marcou o gol da vitória diante do Grêmio, em São Januário, exatamente com um passe recebido pelo jovem atleta vascaíno.
Por algum tempo, Pec teve que deixar a titularidade da equipe de Ramón Díaz. Com más exibições, Rossi, que chegou logo depois de Vegetti para a sua segunda passagem no Vasco, teve mais minutagem, até se lesionar, e Gabriel Pec receber mais tempo de jogo, novamente, neste Brasileirão.
Mesmo com dois gols a menos que Vegetti, Pec segue sendo um dos jogadores de maior destaque do Gigante. De acordo com o levantamento do portal Vasco Analytics, a joia do Vasco tem participação em gol esperadas ainda melhores que do argentino: são 0.55 contra 0.52.
Pec, inclusive, tem o sexto melhor número entre todos os jogadores do Brasileirão neste atributo. Os números são estudados a cada 90 minutos de cada compromisso da Série A. Além da frieza da matemática, as atuações dos dois, juntos, tem se tornado uma válvula de escape para a equipe cruzmaltina.
Parceria funcionou mais uma vez no último domingo (12)
Vasco e América-MG mediram forças pela 34ª rodada do Brasileirão no último fim de semana. Logo nos minutos iniciais do confronto entre cariocas e mineiros, Pec ligou um contra-ataque pelo lado direito do campo, encontrou Vegetti na área, que só empurrou para o fundo das redes.
O gol ainda não foi suficiente para garantir mais três pontos ao Gigante na tabela de classificação. Payet, com 0.37 em participações de gols esperados por partida, tendo a terceira melhor posição entre os jogadores do Vasco neste quesito, marcou de falta, o gol que deu a vitória ao time de Ramón Díaz.