Alonso ainda pode ser liberado de graça por causa da guerra na Rússia?
Se preparando para a janela de transferências, o Vasco já mira Júnior Alonso, ex-zagueiro do Atlético-MG, como alvo para contratar. Alexandre Mattos, novo diretor de futebol, já teria o seu primeiro objetivo pelo Gigante, que em 2024, quer correr atrás de objetivos ainda maiores.
Muito têm se destacado, principalmente na internet, se a FIFA ainda permite que clubes russos tenham a obrigatoriedade de ceder atletas para fora do país por conta da guerra envolvendo a nação local contra a Ucrânia. Porém, a resposta é negativa.
O Krasnodar, que comprou o zagueiro paraguaio por cerca de 46,7 milhões de reais ainda no início de 2022, não pretende negociar o atleta, a não ser que os valores sejam consideravelmente positivos para o entendimento do clube russo. Para a surpresa de muitos, foi Alexandre Mattos quem contratou Alonso quando o defensor ainda defendia as cores do Boca Juniors, mas sem muitas oportunidades na equipe argentina.
Mattos explicou, ainda na época da contratação, como negociou junto ao time argentino:
O Alonso, na verdade, o Sampaoli indicou ele. Até cheguei a ligar para o Gustavo Gomez perguntando ao Alonso, e falou super bem. Ele estava muito forte com o Boca e conseguimos dar uma atropelada. A pandemia ajudou, o Boca ficou na dúvida se iria voltar ou não, e eu fui enfático. As coisas deram certo. Sampaoli foi fundamental nessa ida do Alonso
Vasco quer Junior Alonso depois da saída de Robson Bambu
A intenção do Vasco é ter um sistema defensivo ainda mais forte do que foi em 2023. Robson Bambu, emprestado pelo Corinthians, atuou em 21 partidas neste ano. O clube carioca teria a obrigação de adquiri-lo em definitivo caso fossem realizados 22 jogos com a camisa cruzmaltina. Agora, o desafio será, além de repor a posição, qualificar o setor que, para muitos, é o mais frágil de todo o elenco.