Fernando e Maicon já posaram com o uniforme para a foto
O Vasco da Gama está perto de anunciar um reforço de peso para a próxima temporada: Fernando, do Sevilla. Segundo o diário espanhol “As”, o volante já está pronto para assinar com o clube cario em janeiro. Vale lembrar que ele foi procurado pelo Vasco na janela de transferências do meio do ano, quando Paulo Bracks ainda era o diretor de futebol, mas questões financeiras impediram que o negócio avançasse.
Em sua carreira, Fernando defendeu poucos clubes , mas teve uma boa carreira na Europa. Revelado pelo Vila Nova, Fernando foi vendido ao Porto 2007. Assim que ele chegou ao país, ele foi emprestado ao Estrela Amadora. Ele retornou ao Porto no ano seguinte, time que defendeu até 2014, quando foi negociado com o Manchester City. Depois de passar pelo futebol inglês, ele ainda defendeu o Galatasaray, antes de ser contratado pelo Sevilla.
Fernando foi vendido ao Porto em 2007 por menos de um milhão de euros
Com 36 anos, Fernando conquistou vários títulos pelos clubes que defendeu: quatro Campeonatos Portugueses, três Taças de Portugal, dois Campeonatos Turcos, uma Taça da Turquia e uma Taça da Liga da Inglaterra. Ele também ganhou três Liga Europa, duas com o Sevilla (em 2019/2020 e 2022/2023), e uma com o Porto (em 2010/2011).
Em duas oportunidades, Fernando atuou ao lado de Maicon, zagueiro titular do Vasco na reta final do Campeonato Brasileiro. Os dois se encontraram quando defenderam o Porto e o Galatasaray. Maicon defendeu o Porto entre 2009 e 2016 (foi emprestado e depois vendido ao São Paulo). Depois, em 2017, ele foi vendido pelo Tricolor de São Paulo ao Galatasaray (Fernando defendeu o time turco entre 2017 e 2019, assim como Maicon).