Valia a pena renovar? Alex Teixeira ia jogar por pechincha no Vasco da Gama
Alex Teixeira está de saída do Vasco da Gama. Após retornar ao time no meio da temporada passada, para ajudar na campanha que terminou com a volta do Vasco à elite do futebol brasileiro, o jogador não está nos planos de Ramón Díaz, e deve deixar o elenco quando seu contrato terminar no final de 2023. Para renovar seu contrato, era especulado que o clube do Rio de Janeiro precisaria gastar algo em torno dos 200 mil reais mensais.
Na temporada que acabou de terminar, Alex Teixeira soma 35 jogos com a camisa cruzmaltina, com quatro gols marcados e quatro assistências. Contando apenas o Campeonato Brasileiro, Alex Teixeira entrou em campo 22 vezes, a maioria destes jogos foi antes da demissão de Maurício Barbieri (jogo todas as partidas com o técnico, e jogou as três partidas que William Batista atuou como técnico interino).
Além de passar pela Europa, Alex Teixeira também jogou na China pelo Jiangsu FC
Depois da chegada de Ramón Díaz, ele viu seu espaço diminuir bastante, e só esteve presente em mais oito jogos (foi titular em apenas dois: empate em 1 a 1 contra o Goiás, e vitória por 2 a 1 sobre o América Mineiro). Antes de retornar ao Gigante da Colina, ele estava no Besiktas e não custou nada aos cofres do time brasileiro. Com a camisa do time turco, o atacante fez 31 jogos, marcando quatro gols e dando uma assistência.
Alex Teixeira foi revelado pelo Vasco da Gama em 2008, quando subiu para o time principal. Em 2010, ele foi vendido ao Shakhtar Donetsk por 6 milhões de euros, segundo dados do transfermarkt. Atuando pelo time ucraniano, o jogador teve bons números: 233 partidas, 89 gols e 25 assistências. Ele foi cinco vezes campeão nacional, e quatro vezes vencedor da Taça da Ucrânia.