O dia que Roberto Dinamite reencontrou a torcida vascaína e humilhou o Corinthians
Roberto Dinamite, maior ídolo da história do Vasco, morreu neste domingo (08) vítima de um câncer no intestino. A morte do eterno ídolo cruzmaltino, desperta no torcedor, lembranças de grandes atuações do goleador com a camisa do gigante. E sem dúvida, uma das grandes partidas do jogador, aconteceu no dia 04 de maio de 1980.
Dinamite voltava ao Vasco, após rápida passagem pelo Barcelona-ESP. Seu retorno aconteceu fora de casa, contra o Náutico no estádio do Arruda, na vitória cruzmaltina por 1×0, em jogo disputado pela Copa do Brasil. O gol da vitória do Vasco, não foi marcado por Roberto, e sim por Guina. Mas o show de Dinamite estava guardado para o Maracanã.
Dinamite reencontrou torcida e Corinthians pagou o pato
Mais de 100 mil pessoas estavam presentes nas arquibancadas do Maracanã para o primeiro jogo do ídolo diante do torcedor. O jogo válido pelo Brasileirão, ficaria eternizado como uma das maiores exibições de um jogador na história do futebol, uma goleada histórica do gigante, por 5×2, com Roberto Dinamite sendo o autor dos cinco gols vascaínos.
No jogo, os paulistas saíram na frente com gol de Caçapava, mas nada que abalasse o time carioca e muito menos o camisa 10. No fim da etapa inicial, o gigante já vencia por 4×2, Roberto marcou gols de fora da área, aproveitando o rebote do goleiro e mostrando habilidade se livrando da marcação dentro da área, um cardápio completo de um jogador completo. O Corinthians ainda chegou ao segundo gol, com Sócrates marcando de pênalti.
Na etapa final, Dinamite ainda brindou os torcedores no Maracanã lotado, ao marcar um golaço de fora da área, decretando a goleada e a volta nos braços da torcida vascaína, em seu retorno da Espanha. Sem dúvida uma exibição histórica, lembrada com carinho pelos torcedores do gigante, do grande ídolo da história do clube.