Ex-atacante do Vasco abandonou o futebol e foi viver de plantação
Éder Luís foi revelado nas categorias de base do Atlético Mineiro em 2004. Depois de ser emprestado ao Benfica, ele retornou ao Brasil em 2010, e foi emprestado ao Vasco da Gama, clube que defendeu até 2013 (ele foi comprado pelo clube carioca em 2012).
Atleta chegou ao Vasco em 2010
Atualmente, Éder Luís, de 38 anos, está aposentado do futebol e vive na zona rural. Ele se tornou agricultou em Uberlândia, no interior de Minas, onde viva com sua família, e conversou com o “GE”:
“Hoje estou na área de agricultura, mexo com lavoura. Isso vem de família, meu pai é agricultor. E eu vou para lida: se tiver que catar toco, dirigir trator, faço tudo. Já tirei leite também, mas hoje já não tiro. Mas assim, eu sei fazer as coisas da roça. Hoje meu trabalho é esse.”
Eder disse que no começo da aposentadoria, sentiu dificuldades de se adaptar a vida longe das quatro linhas, mas a rotina na roça é agradável, já que ele foi criado nesse ambiente:
“Na roça, o celular lá quase não pega e quando você está fazendo as coisas, você fica entretido. Em certo ponto é bom, porque você vai ocupando a cabeça. Mas por outro lado você trabalha bastante. Jogar bola é mais fácil.”
Quando passou pelo Benfica, Éder Luís trabalhou com Jorge Jesus. Ele contou que quando estava no Vasco, e participou da conquista do título da Copa do Brasil de 2011, o técnico português ligava para ele voltar a Portugal:
“O Jorge Jesus me ligou algumas vezes para eu voltar. O Saviola ia sair e ele queria que eu voltasse para o lugar dele. Mas eu já estava super bem no Vasco, minha família adaptada ao Rio de Janeiro, aí eu fiquei. Eu acho que se eu tivesse pego uma temporada de início lá (no Benfica), talvez eu tivesse uma carreira um pouco melhor na Europa.”