Vasco precisava ganhar o jogo para ir na Libertadores e isso aconteceu no último lance
No Campeonato Brasileiro de 2006, o Vasco da Gama na 6ª colocação com 59 pontos. Foram 15 vitórias, 14 empates e nove derrotas, com saldo de gols de sete, e aproveitamento de 52%. Essa colocação foi o suficiente para classificar o Vasco para a Copa Sul-Americana de 2007, mas por muito pouco o time não foi para a Copa Libertadores da América.
Na 37ª rodada, o Vasco estava em sexto lugar, atrás do Paraná. O clube do Rio de Janeiro somava 58 pontos, enquanto a equipe do Paraná somava 59 pontos. Na 38º rodada, o Vasco viajou para enfrentar o Figueirense, enquanto o Paraná recebeu o São Paulo, que já estava com o título garantido.
Vasco foi 6º colocado no Brasileirão de 2006
Em caso de empate ou derrota do Paraná, o Vasco precisava apenas ganhar sua partida contra o Figueirense, que terminou a competição em 7º lugar. Porém, o Cruzmaltino só empatou seu jogo, e ficou de fora da principal competição continental da América do Sul. Com os resultados da rodada final, os classificados para a Libertadores foram: São Paulo, Internacional, Grêmio, Santos e Paraná.
O Vasco terminou a competição com os 59 pontos já mencionados, enquanto o Paraná chegou a marca dos 60 pontos. O Santos, quarto colocado, também estava na briga, mas derrotou o Santa Cruz (lanterna do Brasileirão) por 3 a 1 na última rodada, e garantiu sua participação na Libertadores.
Quem assistiu ao jogo entre Vasco e Figueirense vai se lembrar do lance envolvendo Leandro Amaral. No último lance da partida, o jogador vascaíno acertou um chute no travessão do Figueirense.