Ramón Díaz puxou a prancheta e criou tática infalível no Vasco da Gama
Na última quinta-feira (18), o Vasco da Gama venceu o San Lorenzo por 1×0, no Uruguai. Em confronto válido pelo torneio amistoso Serie Río de La Plata, Léo marcou para o Cruz-Maltino em atuação convincente. Tentando implementar formações diferentes ao longo da última temporada, Ramón Díaz agora tem mais tempo e tranquilidade para fazer testes.
No jogo contra o time argentino, o treinador fez diversas alterações e mostrou como o elenco vascaíno ainda precisa de reforços. Ao observar o time de forma macro e, não, micro, contudo, foi possível observar variações táticas ao longo do jogo. Quando a formação com quatro defensores não surtiu efeito, Ramón utilizou Maicon, Medel e Léo para alterar o panorama da partida.
Mudanças ao longo do jogo
Sabe-se que o treinador usou esse esquema em outras oportunidades. O contexto, no entanto, era outro. O time precisava vencer urgentemente para se salvar do rebaixamento no Brasileirão e havia pouco tempo hábil para treinar e assimilar novas táticas.
Sendo assim, a equipe iniciou no tradicional 4-3-3, com Zé Gabriel, Paulinho e Praxedes no meio. Com os pontas apagados e Vegetti pouco participativo, o treinador argentino optou por fazer mudanças. No segundo tempo, Medel atuou pelo meio da zaga, enquanto Maicon caiu pela direita e Léo pela esquerda.
Dessa forma, a entrada do camisa 3, que marcou o gol da vitória, fez com que Piton tivesse mais liberdade pela canhota, além de deixar Payet e Jair mais tranquilos para jogarem juntos, melhorando a criação do time.
Além disso, Emiliano Díaz falou que tudo isso foi feito no treino. “Hoje vimos que não podíamos pressionar. Então, o Ramón optou por isso (três zagueiros). Falamos que tínhamos que ter mais profundidade por fora, e os volantes podiam ter mais liberdade, se soltar por dentro para jogar”, afirmou.