Roberto Dinamite jogou em um clube que você não faz ideia
Você sabia que Roberto Dinamite já jogou pelo Luziânia, de Goiás? No dia 21 de abril de 1992, Roberto Dinamite vestiu a camisa do time goiano a convite de Edgar José Gomes, diretor do Luziânia e torcedor do Gigante da Colina. O ídolo vascaíno foi até o estado do centro-oeste para disputar um amistoso contra o Anapolina.
A chegada de Dinamite causou alvoroço no município goiano. “Ele veio aqui. Jogou só um tempo. Foi a maior festa da torcida na cidade. Os torcedores tiraram foto e tietaram bastante”, ressaltou José Egídio, historiador do Luziania. Em 45 minutos no campo, Dinamite acabou não conseguindo marcar e foi substituído.
O Anapolina acabou vencendo a partida por 2 a 1. Curiosamente, a partida de Dinamite pelo Luziania acabou fazendo com que a cidade goiana se tornasse um “reduto” de torcedores do Vasco no estado.
Você não sabia que Roberto Dinamite jogou no Campo Grande
Roberto Dinamite é o maior jogador da história do Vasco da Gama. Revelado no clube, o lendário atacante atuou por 20 anos no Gigante da Colina. No entanto, Dinamite jogou por outros três clubes em sua carreira. Um deles foi o Barcelona, durante 1979 e 1980.
Depois, em 1989, já na reta final de sua carreira, foi emprestado para a Portuguesa. E em 1991, Dinamite foi novamente emprestado para um clube nada convencional: o Campo Grande, time da zona oeste do Rio de Janeiro.
Na época, Dinamite já possuia 37 anos. Roberto estava deixando o clube por ser considerada “velho” demais para um Vasco da Gama que passava por uma reformulação no elenco. O atacante recebeu propostas de dez clubes diferentes, mas escolheu o Campo Grande, pois afirmou “gostar de desafios”.
Para a estreia de Roberto, o Campo Grande realizou um amistoso contra a Portuguesa de Desportos, clube que Roberto havia atuado em 1989. O jogo aconteceu no dia 13 de junho de 1991, no Estádio Ítalo Del Cima. Dinamite não teve grande atuação, mas seu clube acabou vencendo aquele embate por 2 a 0.
No Campeonato Carioca, Roberto chegou a enfrentar o Vasco, no dia 4 de agosto. O cruzmaltino venceu por 1 a 0. O Campo Grande terminou o primeiro turno em quinto lugar, atrás apenas dos quatro grandes do Rio. No segundo turno, a equipe se reforçou mais ainda, com nomes com Cláudio Adão e PC Gusmão. O time de Dinamite novamente terminou na quinta colocação.
Roberto participou de 14 jogos com o Campo Grande. Sua boa atuação no torneio estadual fez com que ele retornasse para o Vasco em 1992, ano em que o cruzmaltino teve ótima participação no Brasileirão e foi o campeão do Carioca. Em 1993, Roberto Dinamite encerrou sua carreira.