Por que Du Queiroz não pode ser contratado pelo Vasco da Gama?
Durante a última semana, o Vasco da Gama ficou muito perto de anunciar a contratação de Du Queiroz. O meia, formado nas categorias de base do Corinthians, chegaria para suprir as faltas de Paulinho e Jair, mas a negociação não foi concluída e ele assinou como reforço do Grêmio.
Paulinho se machucou no empate em 2 a 2 com o Bangu. Ele rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito, e vai ficar no mínimo, oito meses afastado. Jair também rompeu o ligamento cruzado anterior, mas do joelho esquerdo. Ele se machucou em um lance com Gerson logo no começo do jogo contra o Flamengo, realizado no último domingo (4).
Guerra na Ucrânia impediu Du Queiroz de assinar com o Vasco
Apesar de ser noticiado que o Vasco já tinha um acordo com Du Queiroz, uma questão de política internacional impediu a negociação de ser concluída. O Zenit é financiado pela Gazprom, que é dona de uma parte do clube. A estatal é um dos pilares da economia russa e grande exportadora de gás. Ela foi um dos principais alvos das sanções dos Estados Unidos e União Européia com a guerra entre Rússia e Ucrânia.
“A Rússia é um país que depende muito das exportações de energia. As empresas de energia são muito importantes lá, e a Gazprom é uma delas. Ela é uma empresa muito grande e que tem uma importância geopolítica também gigantesca,” disse Tanguy Baghdadi, Mestre em Relações Internacionais e comentarista de geopolítica.
Como a 777 Partners, dona de 70% da SAF do Vasco, é dos Estados Unidos, isso teve influenciou a negociação entre o clube brasileiro e o clube russo.
“O Zenit e a Gazprom estão muito intimamente ligados. E a Gazprom está ligada ao núcleo do governo Putin. Ela não é apenas uma empresa importante para a Rússia, ela é ponta de lança da economia russa,” completou Tanguy Baghdadi.