O retrospecto do Vasco jogando nos Estados Unidos
Na última sexta-feira (13), o Vasco viajou para a cidade de Orlando, nos Estados Unidos, onde disputará a Flórida Cup, torneio de pré-temporada. No dia 17, às 21h30, o Gigante da Colina irá estreiar na competição em partida contra o River Plate, e a partida terá transmissão exclusiva da plataforma de streaming Star Plus. Desta forma, não haverá transmissão do confronto na televisão.
A excursão do Vasco nos EUA é a primeira do clube na era SAF. No entanto, ao longo de sua história, o Gigante da Colina já realizou seis viagens para os Estados Unidos. E o retrospecto do cruzmaltino em solo americano é positivo: 11 vitórias, três empates e três derrotas.
A primeira viagem do Vasco para os Estados Unidos aconteceu em 1957, em um amistoso contra o New York Hakoah. O Gigante da Colina venceu por 6 a 2. O Almirante só retornou para a Terra do Tio Sam em 1987, trinta anos depois. Nesta excursão, o clube venceu a Copa Ouro, derrotando o Rosário Central, e a Copa TAP, contra o Benfica.
Em 1990, o Vasco disputou a San Jose Cup em solo americano. O Gigante da Colina empatou com o Koln, da Alemanha, e venceu o West Brom, da Inglaterra. Um ano depois, o Almirante voltou aos EUa para disputar a Camel Cup. No torneio, o Vasco perdeu para o Monterrey e venceu o Chivas, ambos do México.
A passagem mais icônica do Vasco nos Estados Unidos aconteceu em 1998. Naquele ano, o Gigante da Colina disputou a Copa Interamericana, torneio entre o campeão da Libertadores e campeão da Concacaf. O Almirante enfrentou o DC United na disputa, e perdeu a taça com uma derrota de 2 a 1 no placar agregado.
Já a excursão mais recente para os EUA aconteceu em 2017, para a disputa da Flórida Cup. O Vasco venceu o Barcelona de Guayaquil por 2 a1 e o River Plate por 1 a 0, mas foi derrotado para o Corinthians por 4 a 1. O cruzmaltino terminou a competição no terceiro lugar.