Vasco quebrou a banca e foi campeão mundial, calando os críticos
Em março de 2011, o Vasco da Gama conquistava o primeiro título mundial de futebol de areia. A equipe do Rio de Janeiro derrotou o Sporting na final pelo placar de 4 a 2, e a partida foi realizada em uma arena montada na Represa de Guarapiranga, em São Paulo.
“Diziam que éramos favoritos, mas não começamos bem o campeonato. Fomos subindo de produção nas fases finais até conquistarmos o título contra o Sporting, que é uma grande equipe,” analisou Betinho, um dos jogadores do elenco vascaíno na época, e que marcou o quarto gol da final contra o clube português.
Para chegar até a final, o Vasco tirou o Corinthians e o Flamengo
Na primeira fase do torneio mundial, o Gigante da Colina não venceu nenhum jogo no tempo normal. Venceu duas partidas depois do tempo normal de jogo, e teve mais duas derrotas. As vitórias vieram contra o Flamengo e contra o Boca Juniors, e as derrotas foram para o Barcelona e para o Milan. As cinco equipes formavam o Grupo B da competição mundial.
Nas quartas de final, o Vasco da Gama ganhou do Corinthians pelo placar de 4 a 2. Na rodada seguinte, o time de São Januário enfrentou novamente o Flamengo, e venceu pelo placar de 5 a 4.
Na final, o Vasco levou o primeiro gol aos 27 segundos de jogo, mas aos 10 já tinha virado o placar com gols de Bruno Xavier e Rafinha. Belchior empatou o jogo novamente para o Sporting, mas Pampero e Betinho fecharam a conta para o cruzmaltino, que levantou a taça na presença de Roberto Dinamite, presidente do clube na época.