Salário mínimo foi criado em São Januário
Além das inúmeras conquistas dentro de campo, São Januário também foi palco de momentos importantes momentos para a história do país. Foi na Colina Histórica, no dia 1º de maio de 1940, que o então Presidente da República Getúlio Vargas assinou o decreto-lei de criação do salário mínimo.
São Januário foi palco de inúmeros eventos cívicos promovidos por Getúlio Vargas nas décadas de 40 e 50, principalmente envolvendo a comemoração do Dia do Trabalho, onde o presidente aproveitava a ocasião para anunciar alguma medida de proteção ao trabalhador.
Um ano depois da criação do salário mínimo, por exemplo, Getúlio anunciou a instalação da Justiça do Trabalho, também no estádio do Vasco da Gama. Segundo Walmer Peres, historiador do Centro de Memória do Vasco, Vargas seguiu preferindo fazer seus discursos na Colina Histórica mesmo após a inagururação, em 1950.
Além de Vargas, outras figuras importantes da política brasileira figuraram na Tribuna de Honra do estádio, como Luiz Carlos Prestes, Juscelino Kubitschek, Eurico Gaspar Dutra, João Goulart e outros.
Saiba qual é a história do São Januário
Há 95 anos era inaugurado o Estádio São Januário, casa do Vasco da Gama. A “Colina Histórica” é não apenas um estádio, como também um momumento importantíssimo para a história do futebol brasileiro. Foi construído com recurso dos vascaínos, entre sócios e torcedores que contribuiram para dar uma casa ao seu clube. E até hoje, São Januário é o maior estádio particular do Rio de Janeiro.
Chamado atualmente de “Estádio Vasco da Gama”, ele foi considerado o maior estádio do mundo até 1930, ano em que foi inaugurado o Estádio Centenário de Montevidéu, no Uruguai. Apesar da ideia de sua construção ter surgido em 1923, foi apenas após a criação da AMEA, uma liga formada pelos clubes de elite da zona sul do Rio de Janeiro, que sua construção foi de fato viabilizada.
Isso porque, além das medidas desta liga que excluiam pessoas de certas classes sociais, a AMEA não queria que o Vasco participasse pela ausência de um estádio próprio. Com uma campanha de arrecadação intensa, o cruzmaltino conseguiu realizar a construção e ergueu o estádio em 1927. No jogo de inauguração, o Gigante da Colina foi derrotado por 5 a 3.