Gol Olímpico teria surgido após gol do Vasco

O Gol Olímpico é um dos lances mais plásticos e surpreendentes no futebol, seja proposital ou não. O lance geralmente é protagonizado por atletas que são especialistas na bola parada, vide Marcelinho Carioca, Roberto Carlos e aquele que se intitula o “maior artilheiro de gols olímpicos”, Dejan Petkovic. Na prática, um gol olímpico acontece quando o jogador cobra o escanteio para o fundo da rede, sem nenhum desvio.

No entanto, a origem dele ainda não é 100% concreta. Enquanto uma teoria aponta que o lance surgiu em um amistoso entre Argentina e Uruguai em 1924, a outra diz que ele se originou em uma partida do Vasco da Gama.

Segundo alguns torcedores e historiadores vascaínos, o termo “gol olímpico” também teria surgido em um amistoso, entre o cruzmaltino e o Montevideo Wanderers, do Uruguai, em março de 1928. Quem teria marcado o primeiro o tento foi Santana.

Ao longo da história do Gigante da Colina foram registrados 16 gols olímpicos. Os mais recentes foram marcados por Nenê, contra o Bangu em 2017, e Andrezinho, contra o CRB em 2016.

Vasco também teria sido responsável por originar o termo “vaquinha”

A expressão “fazer uma vaquinha” é amplamente usada no dia a dia do brasileiro. Se tornou algo tão comum no nosso vocabulário que é difícil até explicar seu significado: o de arrecadar dinheiro. No entanto, você sabe qual é a origem desta frase? Acredite ou não, ela surgiu no futebol, e mais especificamente em uma ação realizada pelo Vasco da Gama.

De acordo com o livro O Bode Expiatório, escrito por Ari Riboldi, a expressão surgiu de uma prática de premiação no futebol, que é até hoje popularmente conhecida como “bicho”. Tudo começou em 1923, quando a torcida cruzmaltina resolveu arrecadar dinheiro para estimular os atletas da equipe a se dedicarem mais nas partidas.

Os valores eram inspirados nos números do jogo do bicho. O número 5, por exemplo, era o número do cachorro, e equivalia a 5 mil réis. Este prêmio era dado apenas em empates. O número 10, que representa o coelho, equivalia a 10 mil réis, e era dado apenas em vitórias simples.

Já o número 25, que era o número da vaca, correspondia a 25 mil réis. Esta premiação era dada aos atletas em grandes vitórias – e foi daí que surgiu o termo “fazer vaquinha”, que hoje é usado de maneira geral para arrecadações ou contribuições.