Vasco é um dos melhores times da história na Copa do Brasil
No dia 8 de junho de 2011, o Vasco da Gama conquistou seu único título da Copa do Brasil. A decisão foi contra o Coritiba, e mesmo perdendo o segundo jogo, realizado no Couto Pereira, pelo placar de 3 a 2, com gols marcados por Alecsandro e Eder Luis, o time do Rio de Janeiro foi campeão (os gols do Coxa foram marcados por Bill, Davi e William). No jogo de ida, em São Januário, o Vasco ganhou por 1 a 0, e o gol foi marcado por Alecsandro.
Na primeira fase da Copa do Brasil de 2023, o Vasco enfrentou o Trem DC
Para chegar até a final contra o time do Paraná, o Gigante da Colina passou pelo Comercial, do Mato Grosso do Sul, ABC, Náutico, Athletico Paranaense, Avaí e Coritiba. Até o segundo jogo da grande final, o Vasco estava invicto, somando cinco vitórias, e cinco empates.
O título foi mais uma confirmação da grande temporada do Vasco, que também foi vice-campeão do Brasileirão. Apesar de terminar bem 2011, o Vasco não começou bem o ano: quatro derrotas e um empate. Essa combinação de resultados causou a demissão de Paulo César Gusmão.
De forma interina, Gaúcho comandou o Vasco em duas partidas, até Ricardo Gomes ser contratado. Além do título da Copa do Brasil e da boa campanha no Brasileirão, o Vasco chegou até as semifinais da Copa Sul-Americana. A eliminação veio para a Universidad de Chile, de Jorge Sampaoli
Os 10 times com mais participações nas Quartas de Finais da Copa do Brasil:
23 – Flamengo
21 – Grêmio
18 – Palmeiras
17 – Atlético Mineiro
16 – Corinthians
14 – São Paulo
13 – Athletico Paranaense
13 – Cruzeiro
13 – Vasco da Gama
12 – Internacional