Dia das mulheres: Rainha Marta é do Vasco da Gama
Marta Vieira da Silva nasceu em Dois Riachos, no dia 19 de fevereiro de 1986. Ela começou sua carreira nos gramados pelo CSA, em 1999, mas no ano seguinte, ela começou sua carreira profissional defendendo a camisa do Vasco da Gama.
Marta defendeu o Vasco entre 2000 e 2002
Com a camisa do Vasco, Marta fez 16 jogos e marcou quatro gols. Mais tarde, ela foi emprestada ao Santa Cruz, de Minas Gerais, antes de ser negociada com o Umea IK, da Suécia, clube pelo qual sua carreira começou a ganhar muito mais destaque.
Na Europa, Marta defendeu o time sueco em 103 partidas e marcou 111 gols. Ela ficou na equipe de 2014 até 2009, quando foi para o Los Angeles Sol, e mais tarde foi emprestada ao Santos.
Atualmente, Marta defende as cores do Orlando Pride, time de futebol dos Estados Unidos. No final de 2022, a jogadora postou uma foto em suas redes sociais com a camisa do Vasco, enquanto se recuperava de uma lesão que sofreu atuando pelo Orlando Pride, mexendo com a torcida.
Marta foi eleita como melhor jogadora do mundo sem seis oportunidades diferentes, sendo que cinco delas foram seguidas. Um recorde não apenas entre as mulheres, mas entre os homens também. Desde 2015, ela também se tornou a maior artilheira da história da Seleção Brasileira, com 116 gols marcados (contando as duas categorias).
Marta também foi jogadora do New York Flash, Tyreso FF, FC Rosengard. Ela chegou ao Orlando Pride em 2017, e até agora, soma 95 partidas pela equipe, com 29 gols.