São Januário recebeu o primeiro jogo noturno do Brasil
Parece uma realidade muito distante dos tempos atuais, mas nas décadas de 10 e 20, muitos times brasileiros realizavam sua partidas apenas de dia, por causa da ausência de iluminação nos estádios. Palco de muitos outros fatos e conquistas históricas, foi o estádio São Januário, do Vasco da Gama, que recebeu o primeiro jogo noturno do futebol nacional, em 1928.
Mas antes, já tinha acontecido um jogo durante a noite. Em 1914, o Villa Izabel Football Club e um selecionado da cidade de Campos dos Goytacazes jogaram um amistoso com a iluminação de 12 lâmpadas e 3 mil velas. No entanto, a partida foi jogada no campo do antigo Jardim Zoológico de Vila Isabel, ou seja, não foi registrada como um jogo oficial e muito menos foi realizada em um estádio.
Portanto, o primeiro jogo noturno oficial da história do futebol nacional aconteceu de fato em São Januário, que ao invés de uma iluminação extremamente precária como da partida citada anteriormente, já contava com 65 refletores instalados. O confronto em questão aconteceu entre o cruzmaltino e o Wanderers, de Montevidéu, onde o Vasco venceu por 1 a 0. Curiosamente, este foi o mesmo jogo em que os vascaínos afirmam ter surgido o “Gol Olímpico”.
Outro fato interessante envolvendo o Gigante da Colina é que na década de 1940, para um jogo noturno entre São Paulo e o cruzmaltino, Joaquim Simão Gomes, roupeiro e vigia do São Paulo, pintou de branco uma bola de couro para facilitar a visibilidade. Seu trabalho foi tão bom que recebeu encomendas até do River Plate, da Argentina. O jornalista Luiz Fernando Bindi considerou que essa foi a primeira bola branca do mundo.