Eurico Miranda: Tudo sobre a figura histórica do Vasco da Gama
Um dos personagens mais marcantes da história do Vasco, Eurico Miranda segue na lembrança de vascaínos e torcedores de outros times pelo Brasil. Nessa semana, a morte do dirigente completou 5 anos e decidimos falar um pouco sobre sua trajetória no Gigante da Colina.
Entre opiniões favoráveis e contrárias, o cartola marcou épocas no Vasco e fora do clube. Em 1989, por exemplo, quando era diretor de futebol da CBF, Eurico criou a Copa do Brasil, que seria vencida pelo Gigante da Colina 22 anos depois, em 2011.
Confira a trajetória de Eurico Miranda dentro do Vasco
O ex-presidente do Vasco foi um dos mais marcantes dirigentes do futebol brasileiro e viveu 52 de seus 74 anos de vida no clube. Entre apoiadores e críticos, Eurico comandou o Gigante em diversos momentos, sejam de glórias ou derrotas.
A primeira aparição do cartola no noticiário do Cruzmaltino aconteceu quando tinha apenas 25 anos. Um fotógrafo do jornal O Globo o flagrou desligando a chave de energia elétrica da sede do clube na Lagoa. Em uma tentativa frustrada, ele tentou acabar com a sessão do Conselho Deliberativo que tratava da cassação do presidente Reinaldo Reis. Posteriormente a edição do periódico apresentou a foto com a legenda “Mão do Eurico”, enquanto a reportagem narrava o ocorrido.
Ao longo dos anos, o dirigente foi alcançando novos cargos no clube. Antes diretor de cadastro do Vasco, chegou à presidência e comandou o clube em dois momentos, entre 2001 e 2008 e 2014 e 2018. Além disso, foi vice-presidente no período de grandes conquistas, como a Libertadores de 1998, Copa Mercosul de 2000, e o Brasileirão em 1989, 1997 e 2000 (Copa João Havelange).